Pais podem requerer alimentos aos filhos.

Pais podem requerer alimentos aos filhos.

Pais podem requerer alimentos aos filhos

Publicado por Advogado Martins Fontes

 A pensão alimentícia é uma das formas de exteriorização deste ideal de solidariedade dentro das relações decorrentes de vínculos familiares afetivos ou de parentesco consanguíneo.

Ela é devida quando houver a necessidade por parte de um familiar que não pode prover seu próprio sustento e a possibilidade por parte de outro de fornecer esse auxílio, sendo os valores arbitrados de acordo com o grau de necessidade de um e possibilidade do outro.

Nosso escritório atua em direito familiar, incorporamos o aplicativo whatsapp 13 991046327 para um atendimento rápido, atuamos na baixada santista.

O direito ao recebimento de pensão alimentícia em decorrência da filiação não é exclusivo dos filhos, pois aos pais também é garantido o direito de receberem pensão dos filhos em caso de necessidade.

O pagamento de pensão pelos filhos aos pais tem fundamento justamente no princípio da solidariedade recíproca que deve reger as relações de família

A Constituição Federal, em seu artigo 229, dispõe que “os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. Também o artigo 1.696 do Código Civil é expresso no sentido da reciprocidade de alimentos entre pais e filhos, sendo reconhecido também que o dever de prestar alimentos pode ser transmitido aos netos para auxiliarem os avós, caso os filhos não tenham condições ou não sejam vivos.

Ademais, é necessário ter em mente que a pensão alimentícia somente será devida pelos descendentes aos ascendentes em casos excepcionais, quando devidamente comprovada a necessidade daquele que pede e a possibilidade daquele que pagará.

Advogado Martins FontesPRO

Advocacia Martins Fontes WhatsApp 13 991.046327

Atendimento na Baixada Santista e Capital. Correspondente Jurídico, Acompanhamento, Audiências, Recursos, Defesas e Demais Serviços. Áreas: Cível, Família, Consumidor, Danos Morais/Materiais/Estéticos,

Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Essa matéria me fez lembrar das novas regras da aposentadoria, é bem provável que muitos pais na sua velhice, num futuro próximo com dificuldades de encontrar portas abertas no mercado de trabalho, acabem se vendo obrigados a irem atrás deste direito, será lamentável se isso acontecer com nossa sociedade.

Essa linha de raciocínio foi brilhante, fraterno abraço e obrigado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s