Você quer ser um advogado(a)? Ele é importante na espinha dorsal do sistema do país

Você quer ser um advogado(a)? Ele é importante na espinha dorsal do sistema do país

http://goo.gl/DVZkkP | O advogado / advogada desempenha um papel importante na sociedade. Ele é a espinha dorsal do sistema legal de um país. Os advogados atuam tanto como representantes das partes em um julgamento , como aconselhando clientes sobre seus direitos e obrigações. A maioria dos advogados no Brasil trabalha por conta própria, representando clientes nas áreas cívil e penal. Advogados criminais representam pessoas que foram acusadas de crimes perante a corte. Os advogados da área cível auxiliam seus clientes em litígios, contratos, hipotecas, testamentos etc.

O advogado pode se especializar em inúmeras áres como criminal, falência, internacional, trabalhista etc. Um advogado especializado em direito ambiental, por exemplo, representa o interesse de grupos como empresas e firmas de construção nas negociações com agências governamentais de proteção ambiental. O advogado ambiental auxilia ao seus clientes a conseguir licenças necessárias para a realização de certas atividades. Há também aqueles que estão empregados no setor público, trabalhando para o Estado como defensor público e promotor.

Como se tornar um Advogado

Para se tornar um advogado no Brasil é preciso fazer faculdade de direito e , após terminar o curso, o bacharel em direito deverá fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Somente depois de ser aprovado no concurso da OAB é que o bacharel poderá receber o título de advogado e exercer a profissão. Entra as aptidões necessárias para se tornar um advogado estão:

  • Capacidade de leitura e compreensão de textos

  • Poder de persuasão para fazer com que as pessoas mudem de opinião.

  • Saber se expressar de forma coerente e eficaz .

  • Ser capaz de escrever de modo claro e correto.

  • Usar a lógica e raciocínio para encontra os pontos fracos e fortes das soluções propostas

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho dos advogados é muito amplo. Ele pode trabalhar tanto em áreas tradicionais, como direito trabalhista, tributário, empresarial e cível, como em áreas relativamente novas como direito ambiental e direito da tecnologia da informação. Além disso, os advogados também podem trabalhar em ONGs, escritórios de advocacia e empresas públicas.

O que faz um advogado

A principal função de um advogado é aconselhar empresas e indivíduos sobre os seus direitos legais e representá-los no tribunal. Muita gente pensa que os advogados passam a maior parte do tempo nos tribunais, mas, na verdade, os advogados passam boa parte do tempo fazendo pesquisas, preenchendo documentos e interagindo com clientes. Entre as tarefas básicas de um advogado, podemos destacar:

  • Representar clientes no tribunal ou em agências governamentais.

  • Selecionar jurados, reunir-se com juízes e questionar testemunhas durante o julgamento .

  • Estudar a constituição, estatutos, e decisões das cortes .

  • Apresentar um resumo do caso para juízes e jurados.

  • Analisar o resultado provável do julgamento, baseando-se no conhecimento das precedências .

Quanto ganha um advogado

O salário de um advogado no início de carreira varia de R$ 1800,00 a R$ 2.900,00 reais. Já a remuneração de um advogado experiente no emprego varia muito de acordo com a área de atuação profissional. Aqueles que têm o seu próprio escritório de advocacia, por exemplo, chegam a ganhar centenas de milhares de reais.

Fonte: profissao.org

PUBLICADO POR AMO DIREITO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s